Tipos de Tecnologia
Tecnologias
. Tecnologia Educacional
Segundo informações do MEC Com o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas, o Pronacampo baseia suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.
O Ministério da Educação ampliará o atendimento do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) a 35.440 escolas do campo, localizadas em 4.112 municípios. A iniciativa faz parte das metas do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado deste ano.
Entre as medidas previstas, 50 mil estudantes receberão computadores portáteis, por meio do Programa Um Computador por Aluno, em 4.890 escolas de pequeno porte – de 5 a 20 matrículas. Serão distribuídos computadores interativos para 30.255 escolas e 5 mil laboratórios de informática, em 3.913 escolas, atendendo 982.827 estudantes.
. Tecnologia Sustentáveis
Um novo sistema que através de micro-ondas tinha como objetivo inicial a secagem da madeira para aplicação industrial ao longo do tempo ganhou outra função: a produção de carvão de forma sustentável. A nova tecnologia surgiu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e promete, além de tornar as indústrias mais sustentáveis, acabar com as péssimas condições de trabalho que ainda existem nas carvoarias pelo país.
Tecnologia sustentável transforma PETs em colchão laminado. Na onda do ecologicamente correto, empresas investem na criação de produtos que aliam inovação e sustentabilidade para decorar a casa e aumentar o conforto dos seus moradores. A reutilização de garrafas plásticas é um método adotado em algumas das iniciativas, que ainda elencam ideias como o desenvolvimento de madeira plástica. Saiba como a tecnologia tornou possível colocar em prática essas ideias sustentáveis: - Colchões de garrafa plástica
A Trisoft desenvolveu o Sistema PETFOM, que utiliza garrafas PET recicladas. Para reaproveitar o material, as garrafas são coletadas e, após passar pela lavagem, transformadas em flocos. "Esses flocos plásticos são processados por maquinário de última geração, passando por processos patenteados de produção para se transformar no Sistema PETFOM", explica o CEO da Trisoft, Maurício Cohab. Daí em diante, o processo de fabricação inclui prensa, corte, lavagem, secagem, além do uso de máquinas extensoras, estiradoras e estufas, para dar forma à fibra.
A confecção de um colchão de casal absorve cerca de 1.260 garrafas, que substituem lâminas de espuma e de feltro utilizadas nos modelos convencionais. Segundo a empresa, a troca possibilita a otimização de custos e recursos, sem prejuízos ao conforto e tornando o colchão 100% reciclável. A tecnologia tem patente requerida e será licenciada pela empresa para que seja aproveitada na indústria brasileira. Caso o colchão precise ser descartado, também pode ser reciclado.
Laminados ecológicos
A Lamiecco reutiliza garrafas plásticas para desenvolver chapas, bobinas e fitas para revestimento de móveis, paredes e forros. A fábrica gaúcha calcula que, a cada três metros de laminado, são recicladas 40 garrafas PET. Por mês, chegam a ser reutilizadas 8 milhões de garrafas, o que coloca a média anual no patamar de 96 milhões de unidades. Com vida útil de dez anos, o produto é descrito como imune a cupim, umidade, mofo e fungos.
O processo de reaproveitamento do material começa com a separação das garrafas por cores e por origem (as enviadas por coleta seletiva têm a reciclagem facilitada), seguida pela remoção de rótulos e tampas. Depois de passar por uma linha de superlavagem, onde é descontaminado com água quente e produtos químicos, o material é transformado em flocos plásticos, descreve o diretor geral da Lamiecco, Alexandre Figueiró. Por um processo de extrusão, os flocos são derretidos e fundidos novamente em formato laminar.
O equipamento, importado dos Estados Unidos, produz até uma tonelada de lâminas a cada hora. Após o resfriamento, as chapas passam pela texturização, onde ganham formato e cor conforme a encomenda do cliente.
Isso só para citar algumas idéias. E que continuem inovando.
.Tecnologia da Informação e Comunicação (NTCI)
As tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática t, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação".
Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.
São consideradas NTICs, entre outras:
-Os computadores pessoais (PCs, )personal computers
-As câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
-A gravação doméstica de CDs e DVDs
-Os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados
-(Telemóveis ou telefones celulares)telefonia móvel
-A TV por assinatura
-TV a cabo
-TV por antena parabólica
-O correio eletrônico (e-mail)
-As listas de discussão (mailing lists)
-A internet
-A world wide web (principal interface gráfica da internet)
-Os websites e home pages
-Os quadros de discussão (message boards)
-O streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)
-O podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)
-As tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
-A captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners)
-A fotografia digital
-O vídeo digital
-O cinema digital (da captação à exibição)
-O som digital
-A TV digital e o rádio digital
-As tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
-Wi-Fi
-Bluetooth
-RFID
-EPVC
.Tecnologia Assistiva
Tecnologia assistiva são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a independência e a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94)
Conforme conceito proposto pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República: Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
É qualquer instrumento adaptado como um lápis com um cabo curvado ou mais grosso, ou um teclado adaptado, leitores de tela. Pode ser um artefato rústico ou como os últimos citados programas especiais de computador que visam a acessibilidade.